Projetos Sage

O SAGE desenvolve projetos e consultorias para empresas públicas e privadas.

Todo trabalho desenvolvido pelo SAGE tem por premissa que as operações produtivas sempre envolvem relações entre pessoas (trabalhadores, fornecedores, consumidores, etc.) e recursos (máquinas, materiais, ambientes).

Hoje, tal relação se dá em organizações sujeitas a uma maior complexidade na tomada de decisões e a novas formas de integração da cadeia produtiva (redefinição das fronteiras entre as empresas, reconstrução das cadeias de suprimentos e distribuição, substituição de contratos de trabalho por contratos de negócios).

PROJETO BIOGÁS DE GRANDES GERADORES

em andamento

CASA DA MOEDA

-       Revisão, desenho e redesenho de processos produtivos/administrativos para melhorias;

-       Proposição de itens de controle e indicadores;

-       Ferramenta de modelagem de processos.

-       Integração de processos e informações por meio da implementação do Sistema Integrado de Gestão Empresarial da CMB, suportado por sistema ERP (Enterprise Resource Planning), projeto de rede; mapa de macro processos;

-       Modelo de Gestão Integrado (administrativos e financeiros, recursos humanos, manutenção, suprimentos, comercial).

-       Identificação da Cadeia de Valor, proposição de melhorias em processos, estrutura organizacional, avaliação de rentabilidade e lucratividade;

-       Revisão de estrutura de centro de custos;

-       Metodologia para melhoria de apropriação de custos por produto, linha de produção e formação de preços dos principais produtos.

CTCEA E PAME

Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA) – Parque de Materiais da Aeronáutica (Pame)

-       Levantamento de processos existents no PAME/RJ nas areas administrativas, técnica e gráfica;

-       Diagnóstico da situação organizacional sob a ótica de processo;

-       Desenho de Plano de Implementação de Projeto (PIP), transferência de tecnologia e treinamento da equipe em Modelagem de Processos.

ELETROBRÁS / CEPEL – Centro de Pesquisas em Energia

-       Consultoria em Sistema Integrado de Gestão da Produção;

-       Capacitação de grupo gerencial em gerenciamento de processos, ambientes de tecnologia de gestão, gestão de projetos e serviços, qualidade em institutos de pesquisa, técnicas em gestão do conhecimento;

-       Capacitação de corpo técnico em levantamento de situação atual (As Is), objetivos e estrutura da organização, processos, procedimentos, rotinas e indicadores, estrutura de fluxos dos sistemas e rotinas;

-       Proposição de novos modelos;

-       Proposição de novas metodologias.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE

-       Gestão por Processos na Diretoria Executiva do IBGE: Capacitação para corpo gerencial e corpo técnico (analistas de processos);

-       Coordenação e supervisão da modelagem de processos administrativos do IBGE. Definição da Cadeia de Valor da organização, modelagem dos processos administrativos identificados na Cadeia de Valor;

-       Definição de competências individuais relacionadas a processos: detalhamento do método de trabalho e ferramentas;

-       Avaliação das competências individuais.

LLX LOGÍSTICA S/A

- Levantamento e Avaliação de material e procedimentos existentes na empresa na área de gestão da Responsabilidade Social Empresarial com ênfase na dimensão Relacionamento com a Comunidade;

-  Desenho do modelo de gestão de RSE/Comunidades;

- Elaboração de planejamento estratégico para a área no modelo BSC (Balanced Score Card).

PETROBRAS

Petrobás ABAST (Abastecimento): Revisão do modelo de mapeamento de processos do abastecimento relacionados ao projeto “Excelência em Gestão de Empreendimentos”.

Petrobrás DSG (Desenvolvimento de Sistemas de Gestão): Definição da Cadeia de Valor da Petrobrás e esdobramento de seus processos. Assessoramento para o desenvolvimento de pesquisas de referenciais externos no segmento energia (petróleo e gás).

Petrobrás FADS (Gerência de Formalização dos Atos da Administração Superior): Mapeamento e melhoria de processos de gestão.

Petrobrás AMS (Administração de Melhoria de Sistemas): Reflexões estratégicas para AMS com formulação de missão, visão, valores e objetivos estratégicos.

Petrobrás SEGEP (Secretaria Geral da Presidência da Petrobras): Mapeamento dos processos, cadeia de valor, fluxos de trabalho.

REPSOL

- Mapeamento e análise do ciclo de vida (ACV) da produção;

- Desenho/redesenho de processos visando a produção sustentável.

ELETROBRAS ELETRONUCLEAR

-       Gerenciamento eletrônico de documentos técnicos;

-       Software de controle de configuração das Usinas Angra I e Angra II.

FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

-       Consultoria em legislação ambiental utilizada no processo de licenciamento de projetos; da infra-estrutura de fiscalização ambiental e dos impactos econômicos destes instrumentos em indústrias da Baixada Fluminense.

-       Proposta de alternativas para melhoria no processo de licenciamento das indústrias na Baixada, que pudessem servir de modelo para as demais regiões do Estado do Rio de Janeiro.