O Sage

O Sage

O SAGE — Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção da COPPE/UFRJ — foi criado em 1995 para desenvolver um modo inovador e avançado de se produzir sustentavelmente bens, serviços e eventos; modo no qual critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais estejam integrados.

Para isto, o SAGE atua de forma interdisciplinar, graças a uma equipe própria que inclui engenheiros, químicos e biólogos marinhos, além de várias parcerias com outros laboratórios da UFRJ. Coordenado pelo prof. DSc. Rogerio Valle, ocupa um prédio no novo Centro de Tecnologia 2 da UFRJ que dispõe de recursos avançados como laboratório de informática com supercomputador, ROV, sala de visualização 3D, sala de videoconferência, auditório multimídia, laboratório físico‑químico, laboratório de softwares de ACV, de Decisão Multicritério, etc.

O SAGE atua primordialmente onde a gestão da produção e a sustentabilidade precisam se encontrar, recorrendo sobretudo à Gestão do Ciclo de Vida e à Avaliação Multicritério da Sustentabilidade. Entre suas áreas de atuação estão a Engenharia de Petróleo (particularmente, o desenvolvimento de fluidos de perfuração) e Biotecnologias Marinhas. Abriga a sede operacional do INCT PRO OCEANO. Desenvolveu projetos que o transformaram numa referência nacional em Gerenciamento de Processos (mapeamento e racionalização de processos, gestão de competências, Sistemas ERP, Gestão Eletrônica de Documentos e Workflow). É treinador certificado e organizational stakeholder da GRI. Realiza, para o COI, a Avaliação da Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (OGI).